Pesquisa

quarta-feira, 6 de abril de 2016

E se fosse eu?...

A Plataforma de Apoio aos Refugiados lançou uma iniciativa que nos pôs a trabalhar. Com ela pretende-se a sensibilização, mobilização e educação para a cidadania, e demonstrar as dificuldades pelas quais os refugiados passam para fugir à guerra. 
Recebemos um desenho de uma mochila onde desenhamos aquilo que levaríamos connosco se tivéssemos que fugir, num contexto de guerra. Quando terminamos os desenhos apresentamos o conteúdo das nossas mochilas e justificamos as escolhas.




Depois desta partilha vimos um vídeo que nos apresentava as escolhas de alguns refugiados.
Depois de "encher" as nossas mochilas com desenhos, fizemos um texto onde pudemos trabalhar a nossa criatividade e as nossas emoções, metendo na mochila até os impossíveis...

E se fosse eu?...


E se fosse eu
levaria o mar 
para me aliviar do calor
e nele me lavar.

E se fosse eu
levaria o vento
para ele me refrescar
e para me abraçar.

E se fosse eu 
levaria o sol
para me aquecer
e a minha tenda iluminar.

E se fosse eu
levaria as nuvens
para com elas brincar
e nelas a minha família imaginar.

E se fosse eu
levaria Jesus
para ele me alegrar
e do perigo que há lá me salvar!
Sara


A guerra é um terror mas nós humanos, juntos conseguimos derrubá-la. Parece ser difícil, mas no fundo do nosso coração há um poder que nos guia ao que é certo.
Por vezes o terror assusta-nos mas não é razão para desistirmos! Nós somos mais do que um só, somos corajosos, a escuridão nunca nos vai vencer!
Na nossa mochila cabe o amor que tanta vezes nos falta, a verdade que nos ensina a ser como Deus, a razão que nos faz acreditar e  a recordação de uns pais que tivemos.
a guerra é o perder das coisas... as nossas casas, as nossas brincadeiras, as nossas amizades, as nossas vidas,...
O poder, aqui, é estarmos todos unidos, como irmãos, como uma família. Vamos perder os nossos medos e seguir em frente. Vamos esquecer os nossos antepassados e começar uma nova vida, um sonho. Assim vamos ser livres, livres de todo o mal que passamos, de toda a tristeza que tivemos.
Este vai ser o nosso mundo, a paz, a alegria, o carinho e tudo o mais.
Somos todos diferentes mas todos iguais, nada nos vai impedir de termos uma vida feliz!
Alice

1 comentário:

  1. Parabéns por estes textos tão sentimentais. Alunos que se tornarão adultos muito carinhosos.

    ResponderEliminar