Pesquisa

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Projeto "Realizar-se na escola"

Hoje começamos a tratar os dados do inquérito que fizemos com a finalidade de selecionar uma espécie a trabalhar. Verificamos que a maior parte dos inquiridos quer conhecer melhor o Líquene (ou Líquen).
Organizamos os dados num gráfico de barras e criamos um resumo das perguntas que foram apresentadas para começar a fazer a nossa pesquisa. A análise destas perguntas ajudou-nos a perceber que alguns dos inquiridos sabem bem o que são líquenes, outros têm alguma ideia mas há quem não saiba mesmo nada sobre a espécie.

Foram estas as questões surgidas:

O que gostava de saber:
A sua importância no ecossistema.
Como são, de que tamanho são, o que comem...
O que é, como se relaciona com a natureza, o que interfere na nossa vida.
Qual é o habitat, quantos anos duram, e quantos tipos existem
Quais são as espécies diferentes de Líquenes, como se alimenta, e a vida que vive.
Para que eles servem
Como é que elas são, onde vivem, o que comem
É um animal ou uma planta, se for animal "se tens asas",
Como funciona o trabalho de equipa das algas com os fungos. Como trabalham para a sobrevivência, o que fazem e como indicam a poluição.
Gostaria de aprender mais sobre o seu desenvolvimento, sobre as várias cores e formas que pode apresentar.
Gostaria de distinguir os bons dos venenosos;
Gostaria de cultivar para consumo próprio.
Como ocorre a reprodução dos líquenes?
Que espécies de líquenes existem?
Qual a relação entre o Homem e os líquenes?

Com a equipa do projeto vamos desenvolver o nosso trabalho para que todos possam ficar a conhecer bem os líquenes...

E aqui ficam umas imagens para despertar ainda mais a curiosidade...








2 comentários:

  1. Parabéns! Partilho dessa curiosidade e estou entusiasmada com as informações que daí advirão. Fico a aguardar. Boa pesquisa.

    ResponderEliminar
  2. Olá, professora! Vá visitando este espaço (ou a nossa sala!) e ficará a conhecer tudo!

    ResponderEliminar