Pesquisa

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

O caracol tem músculos?

Em Estudo do Meio estamos a falar do esqueleto e dos músculos. Aprendemos as funções de cada uns e a perceber a sua importância.
Falamos depois dos animais que não têm esqueleto, os invertebrados. Um desses animais é o caracol.
Então pensamos:
- E músculos, o caracol terá?
A maioria disse logo que os caracóis tinham músculos porque conseguiam trepar e andar (a locomoção é uma das funções dos músculos).
Resolvemos então fazer uma experiência. Para isso precisávamos de caracóis. A Diana e o Rúben, trouxeram alguns. Precisávamos também de uma "carga" e resolvemos usar moedas.
Já sabíamos que eles andam, resolvemos então verificar se conseguiam suportar algum peso (massa) e arrastá-lo.
Numa balança de precisão (tara de 400g), pesamos cada caracol (havia um caracol com 20g e quatro com 30g) e apontamos numa tabela a sua massa. De seguida, cada um registou a sua estimativa da massa que poderiam arrastar. Medimos a massa de cada moeda (10g) e numeramos os caracóis  com uma etiqueta.
Criamos um "atrelado" usando fita cola e uma tira de papel. Fomos colocando moedas em cima, adicionando-as uma a uma. 
De início, apenas o caracol dos 20g, n.º 3, estava a andar, os outros estavam a dormir. O n.º 4, de 30g, depois acordou e participou na experiência. Só verificamos estes dois.
Ficamos muito impressionados com a carga que eles suportavam! Já tínhamos um montão de moedas em cada "atrelado", e eles sempre a andar! Paramos para não os magoar! 
O caracol n.º 3, de 20 g, conseguiu arrastar 130g, quase o sétuplo da sua massa! O n.º 4, de 30g, arrastou sem problema 250g, mais de oito vezes a sua massa!
Pudemos concluir que o caracol tem músculos e bem fortes! Nós calculamos o óctuplo da nossa massa e tivemos a certeza de que não conseguíamos levantar esse valor, quanto mais arrastá-lo!
O caracol é um verdadeiro Mister Músculo!


Ah! Falta dizer que no fim da experiência, colocamos os caracóis na vegetação do nosso charco!













5 comentários: