Pesquisa

sexta-feira, 13 de março de 2015

Visita de Estudo

Ontem fizemos a nossa Visita de Estudo a Guimarães. Fomos conhecer o Paço dos Duques, a capela de S. Miguel e o Castelo.
Aprendemos que o castelo é do século X, que foi mandado construir pela Condessa Mumadona. A guia explicou-nos que o castelo não servia como habitação mas sim para alojar as tropas na defesa do espaço. Foi um ponto muito importante na fundação de Portugal e está ligado a D. Afonso Henriques, o nosso primeiro rei.
A capela de S. Miguel terá sido o lugar onde D. Afonso Henriques (que nasceu em Coimbra) foi batizado.
O Paço dos Duques é do século XV e foi mandado construir pelo conde D. Afonso, filho ilegítimo do rei D. João I. É um edifício muito grande marcado por 39 chaminés.
O andar superior não é visitado e serve de residência oficial no norte do país do Presidente da República.
Vimos as tapeçarias que mostravam a nossa História e as conquistas dos portugueses em Arzila e Tânger. Vimos a sala das armas, um quarto e vários salões.

Ficam aqui algumas curiosidades:
- comiam todos na mesma mesa pois diziam que o contrário era falta de educação.
- o prato era uma fatia de pão que podia ser comida no fim da refeição.
- os cães serviam de guardanapo porque as pessoas deixavam-nos lamber as mãos que depois passavam no seu pelo.
- a mesa gigante da sala era formada por várias mesas (até 16), que eram postas ou tiradas conforme o número de convidados, por isso é que se diz "levantar ou tirar" e "por" a mesa.
- não havia casa de banho, havia uns potes que eram lançados pela janela de manhã, dizendo-se 3 vezes: "Aqui vai água!" ou "Água vai!"
- tomavam banho 3 vezes por ano porque diziam que podiam ficar doentes se passassem muita água no corpo.
- durante as festas havia alguém a espiar, do lado de fora das frestas e janelas, ficando daí o ditado "As paredes têm ouvidos".
- dormiam meio sentados porque diziam que deitados era a posição da morte.
- jantavam às onze da manhã.
- por causa da Peste Negra, uma doença que matou muita gente, não havia cozinhas no Paço e a comida vinha feita de outros lados.
- as festas eram animadas pelo Bobo, uma personagem vestida de roupas coloridas que fazia malabarismos e palhaçadas.
- muitas das mortes em combate deviam-se ao peso das armaduras pois algumas pesavam 40 Kg e não permitiam que os soldados se levantassem quando eram atacados e feridos.

Gostamos de ver o teto de um salão, construído na forma de um barco invertido.

Almoçamos na Penha e pudemos ainda dar uma volta no mini trem...

e fizemos uma caminhada naquele espaço com tanta biodiversidade. Havia túneis e escadas secretas e foi uma hora de "sobe e desce"!

Gostamos muito desta Visita porque aprendemos coisas novas e divertimo-nos muito!