Pesquisa

segunda-feira, 9 de março de 2015

Se eu fosse um pássaro...

Estivemos a trabalhar a escrita num texto em grupo. Imaginamos que éramos um pássaro e a escolha foi a andorinha.
Começamos por planificar o nosso texto a partir de algumas orientações. Criamos frases principais que depois desenvolvemos acrescentando adjetivos, comparações,... Tivemos o cuidado de referir, por exemplo, as características físicas, passar para a alimentação, de seguida, falamos dos ninhos,...
Uma preocupação foi a conclusão, para que o texto não parecesse inacabado.

Ficou assim o nosso trabalho:
Se eu fosse uma andorinha…
Se eu fosse uma andorinha era pequenina, cabia na palma de uma mão. Seria preta, bem brilhante, com um avental branco. Tinha um bico pequeno, alaranjado.
Vivia num grupo enorme, com a minha família e os meus amigos, voando em bando.
O meu ninho seria construído com paus, palha e lama nos beirais das casas. Ficavam muito bonitos e muito resistentes, abrigando-me bem do frio e da chuva.
Alimentava-me de minhocas, insectos, migalhas que encontrava no chão. Passava o dia a procurar comida, sobretudo quando os meus filhos nasciam. Quando me aproximava do ninho, eles piavam muito e abriam o bico. Teria que fazer este trabalho até eles terem penas para conseguirem voar e procurar o seu próprio alimento.
Eu aparecia na primavera, vinda dos países mais quentes do sul, para onde tinha migrado para fugir do frio que se começava a sentir aqui em Portugal. A minha chegada era sinal de que o tempo bom estava à porta.
Durante a primavera e o verão, voava pelo céu, apanhava comida, saltitava nos jardins, passeava com as minhas companheiras e à noite, dormia no meu ninho bem confortável.


Quando se aproximasse o outono com as primeiras chuvas e ventos, o nosso bando voltava para os países do sul, mais quentes. Seria uma longa viagem! Muitas de nós morreríamos pelo caminho! Lá, no sul, começaria uma nova vida até que fosse altura de regressar a Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário