Pesquisa

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Uma viagem no tempo

A Ângela tem 9 anos e anda no 4.º ano. É uma menina muito curiosa, fascinada com tudo o que aprende na escola, mas adora especialmente Estudo do Meio! A professora tem até que a mandar calar para dar oportunidade de outros responderem.
- Quem é que sabe explicar a crise de 1383-1385?
Claro que a Ângela é a primeira a levantar o dedo, quase saltando da cadeira!
- Professora, professora, eu sei, eu sei!
- Ângela, todos sabemos que tu sabes mas deixa os outros responder, por favor! 
Em casa o fascínio pela História aumenta!
- Ângela, vem jantar! Já te chamei mil vezes!
- Espera um pouco, mãe! Estou mesmo a acabar a leitura da História Alegre de Portugal!
- Esta minha irmã é doida! Perde o tempo dela com leituras! Com tanta coisa fixe para fazer!... - diz  o Tomás.  
A mãe volta a chamar:
- Ângela! O livro não vai fugir! Acabas a leitura depois de jantar, quando te fores deitar!
Muito contrariada, a Ângela foi para a cozinha. Em segundos, jantou, tomou banho, lavou os dentes e já de pijama, deitou-se e pegou no livro.
De manhã, ao ir para a escola, ela achou tudo muito esquisito!
- Que estranho! Está tudo tão diferente! O meu caminho está em terra, estas pessoas estão vestidas como se fossem fazer um teatro e parecem tão desnorteadas!
Aproximou-se de um grupo de pessoas que seguiam apressadas e perguntou:
- O que se passa? Vai haver aqui alguma feira ou espetáculo?
Os senhores olharam-na dos pés à cabeça...
- De onde vindes, linda donzela?
- Eu moro aqui na rua das Flores!- disse ela, apontando para trás.- Ui, as casas dos vizinhos desapareceram e só vejo árvores! Oh! A minha casa também desapareceu! O que se passa?
- Não sabeis, menina? As tropas de D. Afonso Henriques estão a travar uma batalha contra as de sua mãe, D. Teresa ali ao lado do Castelo!
- Castelo?! D. Afonso Henriques?! D. Teresa?! Mas... onde... em que ano estamos?
- Ora, essa! Estamos ao lado do Castelo, no ano da graça de 1128!
- Castelo?! 1128?!!!!  Eu estou na Batalha de S. Mamede?! Como foi isso acontecer?!
Ao longe ouvia-se o trote, galope e relinchar de cavalos, o som metálico das espadas e vozes e gritos de pessoas.
- Procurai os vossos pais, menina! A Batalha ainda está a começar e muitos estragos poderá causar!
- Sim, e nós temos que ir ajudar o nosso amo e senhor, D. Afonso Henriques! Não podemos de modo algum perder  esta oportunidade de conseguir a Independência!
- Descansem! D. Afonso Henriques vai vencer essa Batalha! Essa e muitas outras!!
- Como sabeis isso? Sereis por ventura vidente ou bruxa?!
- Bruxa?! Vidente?! Eu sou a Ângela, e, não sei como, vim do século XXI! Conheço muito bem toda a História de Portugal, a começar pela do Condado Portucalense!
Nesse momento ouve-se gritar:
- Vitória! Vitória! Viva D Afonso Henriques!!
Os homens olharam para Ângela de boca aberta!

- Tínheis razão, menina- dizem eles fazendo-lhe uma vénia- Ganhamos! Assim conseguimos a Independência!
-  Sim, e muitas vitórias irão ainda acontecer! -disse Ângela sorridente.
- Não saias daqui, menina, que vamos trazer-vos D. Afonso Henriques!
Ângela ficou petrificada!
- Eu vou conhecer o primeiro rei de Portugal?! Os meus amigos não vão acreditar!
De repente Ângela ouve a voz da mãe:
- Ângela! São 8 horas! Levanta-te!
- Mãe, espera um pouco! Não posso sair daqui, estou à espera de D. Afonso Henriques!
- Esta minha filha é mesmo obcecada pela História! Nem a dormir ela deixa de pensar nela! - diz a mãe.
Ângela abre os olhos e percebe que foi tudo um sonho!
- Olha, mãe, se tinhas acordado cinco minutos mais tarde, eu tinha cumprimentado o nosso primeiro rei! - disse a Ângela sorrindo, percebendo que tudo não tinha passado de um sonho.



Sem comentários:

Enviar um comentário