Pesquisa

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Um dia diferente

Ontem, Dia do Ambiente, fomos ao Parque Biológico de Gaia a convite da ASPEA (Associação Portuguesa do Ambiente) que nos disponibilizou o transporte.
De manhã, no auditório, ouvimos outras escolas a falar dos seus projetos e dos seus trabalhos, alguns deles a receber prémios. Quando chegou a nossa vez, depois da professora falar um pouco das nossas atividades, cantamos os nossos hinos ao rio, um deles acompanhados pelos cavaquinhos que nós tocamos e o outro, pela viola.O auditório estava cheio!
Depois do almoço estivemos a fazer um desenho mural sobre a água. Aproveitamos para representar a biodiversidade dos rios e dos charcos.Entretanto íamos vendo os posteres e trabalhos expostos.
Enquanto esperávamos pela Oficina do Projeto Rios, escrevemos num cartão uma mensagem ao Ambiente.
Acompanhados pelo Miguel, guia do parque, pelos Engenheiros Pedro Teiga e Rui Francisco, ambos do Projeto Rios, fizemos uma visita ao parque.Íamos ouvindo as explicações, fazendo perguntas e observando nos abrigos os animais, sempre fazendo um esforço para não fazer barulho para não os assustar e poder ver melhor.
Vimos a raposa, garças, bisontes, bufos, águias, pernilongos, alfaiates e muitos outras espécies selvagens. Vimos também animais domésticos como galinhas, galinhas da índia, perus, cabras, a porca Camila, patos, o cavalo Gastão e a égua Aurora, os burros Horácio e Sancho (a quem pudemos fazer festinhas) e muitos mais.  Ficamos a saber que há treze espécies de vacas em Portugal! Não conseguimos ver as lontras porque são animais noturnos e de dia dormem.
Junto ao moinho e à ribeira de Febros, com o Engenheiro Rui Francisco, preenchemos a ficha da Saída de Campo que nos fez olhar com atenção para o rio e para as suas margens. Como havia muito barulho de outros alunos, quase que não conseguimos ouvir e ver pássaros como aconteceu na nossa saída de campo do Projeto Mil Escolas...
Procuramos a "Árvore dos sonhos" onde ouvimos a história "A velha e o garrafão".Foi uma grande coincidência, de manhã, termo-nos cruzado, mesmo À saída com io escritor José Vaz que vinha visitar os meninos do JI. Ele falou à professora desta "árvore" que ele criou no parque (Avintes é a terra onde ele nasceu). Ficou prometido que íamos procurá-la e assim fizemos!
Estava na hora de voltar para a escola e a visita terminou..
Foi uma bela maneira de festejar o Dia do Ambiente!

Ficam aqui as fotos...

Sem comentários:

Enviar um comentário