Pesquisa

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

À maneira de Maria Alberta Menéres - "Os nomes"

Estivemos a explorar o poema de Maria Alberta Menéres - "Os nomes".
Lemos o poema várias vezes, procuramos nomes no texto, descobrimos as rimas...Por fim, criamos o nosso poema, desta vez com o título "Por que é que me chamo...".
Ficam aqui alguns dos nossos trabalhos.

Por  que é que me chamo sol
E  não me chamo caracol?
Por que é que me chamo flor
E  não me chamo amor?
Por que é que me chamo joaninha
E não me chamo palhinha?
Por que é que me chamo janela
E não me chamo panela?
Por que é que me chamo jardim
E não me  chamo carapim?
Por que é que me chamo coração
E não me chamo melão?
Por que é que me chamo estrela
E não me chamo vela?
                                                     Alice


Porque é que me chamo cão
E não me chamo balão?
Porque é que me chamo banana
E não me chamo Ana?
Porque é que me chamo chorão
E não me chamo balão?
Porque é que me chamo Manuel
E não me chamo papel?
Porque é que me chamo terra
E não me chamo serra?
Porque é que me chamo Simão
E não me chamo pão?
Porque é que me chamo Rodrigo

E não me chamo castigo?
                                                   Rodrigo


Por que é que me chamo Maria
E não me chamo bacia?
Por que é que me chamo chuva
E não me chamo uva?
Por que é que me chamo anel
E não me chamo papel?
Por que é que me chamo tia
E não me chamo fatia?
Por que é que me chamo Inês
E não me chamo chinês?
                                         Inês 

Por que é que me chamo Carlita
E não me chamo fita?
Por que é que me chamo Beatriz
E não me chamo perdiz?
Por que é que me chamo Alice
E não me chamo tolice?
Por que é que me chamo cão
E não me chamo leão?
Por que é que me chamo uva
E não me chamo curva?
Por que é que me chamo borracha
E não me chamo caixa?
                                        Sara 

Sem comentários:

Enviar um comentário