Hoje terminamos a nossa atividade de exploração dos ácaros.
Relembramos o que deles sabíamos e vimos um filme de uma equipa de investigadores sobre esta espécie.
Foram depois apresentadas duas tarefas: numa teríamos de descobrir o número de ácaros para cada tipo de alimento (folha de limoeiro e folha de feijoeiro), trabalhando a matemática. Recebíamos 2 ácaros (folha de limoeiro), sendo um só fêmea. Esta dá origem a 100 indivíduos, metade deles, fêmeas que num ciclo de 15 dias se reproduziam. Tivemos que investigar quantos indivíduos teríamos ao fim de 45 dias. Repetimos o exercício com 6 ácaros para as folhas de feijoeiro, seguindo o mesmo raciocínio. Todos ficamos espantados com os números que surgiam! Colocamos estes dados num gráfico de linhas.
Numa segunda tarefa teríamos que introduzir uma nova condição: um número limitado de folhas para cada espécie. Depois de analisados os dados, concluímos que a quantidade de alimento era responsável pela evolução da espécie. Dada a escassez de folhas, o número de indivíduos é limitado (nascem muitos mas apenas alguns sobrevivem)
.
Parabéns pela iniciativa :)
ResponderEliminarO pormenor é fantástico! Estou curiosa por aprender com esses meninos "coisas" novas :) posso? Beijinhos
Olá, Mariana! Claro que podes, é só aparecer neste espaço ou melhor ainda, na nossa sala!
ResponderEliminarbeijinhos!