A semana passada estivemos a falar sobre cientistas. Estivemos a conversar sobre o seu trabalho, as experiências que fazem, a sua importância. Depois fizemos o nosso desenho de um cientista. Quase todos desenharam um senhor todo despenteado, com frascos na mão, à frente de uma mesa com muitos tubos. Claro que os cientistas não assim, mas é uma maneira engraçada de os representar.
Hoje estivemos a explorar a água. Preenchemos uma ficha onde desenhamos o que é para nós "FLUTUAR". Quase todos disseram que era boiar na superfície da água. A seguir a professora lançou-nos uma questão: Quais serão os materiais/objetos que flutuam?Respondemos com um desenho.
Fomos então fazer uma experiência para verificar o que tínhamos dito. Em cima da mesa havia uma tina com água e vários objetos e materiais. Antes de colocarmos cada um na água, lançávamos as nossas hipóteses (flutua, não flutua). Depois um de nós colocava o material na tina e fazíamos a verificação. Os que tinham acertado na hipótese batiam palmas, claro. A professora explicou que não havia problema em colocar hipóteses erradas pois a experiência ajudaria a verificar e tirar as conclusões corretas.
Os materiais/objetos que flutuaram foram o rolo de fita cola, o lápis, o plástico, o cartão, a folha de árvore, a régua de plástico, a tábua e o bocado de tronco de pinheiro (este foi o que causou mais surpresa pois a maioria achava que seria muito pesado para flutuar.
os que não flutuaram fora a borracha, a afia, o vidro e a agulha.
Finalmente tiramos a nossa conclusão: há materiais que flutuam e outros que não o fazem, que se afundam.
É engraçado fazer experiências e vamos fazer muitas mais!
Sem comentários:
Enviar um comentário