Pesquisa

terça-feira, 15 de março de 2016

Visita de Estudo: Museu dos Descobrimentos , Palácio de Cristal

Ontem , dia 14 de março, fizemos a nossa Visita de Estudo com todos os alunos do 4.º ano do Agrupamento.
De manhã visitamos o museu dos Descobrimentos e pudemos relembrar o que aprendemos sobre a História de Portugal, mais concretamente, sobre os Descobrimentos.  A parte de que mais gostamos foi a viagem de barco que fizemos no tempo e no espaço. Os auscultadores ajudavam-nos a perceber melhor o que víamos. No resto da visita fomos acompanhados por guias.
Seguimos para o Palácio de Cristal, onde almoçamos sempre a ver quando é que uma gaivota nos atacava para roubar o petisco! Depois do almoço brincamos um bocado no parque antes de fazer uma caminhada pelos jardins do palácio, terminando na Biblioteca Almeida Garrett. Cruzámo-nos no caminho com o Presidente da Câmara do Porto que quis saber quem nós éramos , de onde vínhamos e o que tínhamos visitado.
Entramos no autocarro e seguimos para a Sé do Porto. Pelo caminho a nossa professora serviu de guia e foi-nos apresentando os espaços e monumentos: Museu Soares dos Reis, Jardim da Cordoaria, Cadeia da Relação, Igreja dos Clérigos, Câmara Municipal e Estação de S. Bento. De manhã já tínhamos visto as pontes sobre o Douro, o pilar da ponte da Barcas destruída durante as Invasões Francesas e o painel de azulejos, a casa onde nasceu o Infante D.Henrique, a Igreja de S. Francisco,  o Palácio da Bolsa, o edifício da Alfândega e o Museu do Carro Elétrico. Pudemos ver no rio Douro os barcos rabelos.
Depois de visitar a igreja da Sé, descemos as escadas entre o bairro da Sé, passamos pela Igreja do Grilo, subimos Mouzinho da Silveira, passeamos na Rua das Flores e  paramos numa loja de cordofones, a Porto Guitarra, onde descansamos, tocamos viola e cantamos as nossas canções.
Voltamos para a Sé, de onde partimos para a escola. O lanche da tarde foi feito no recreio, com as turmas do 3.º ano que chegavam da sua Visita à Porto Editora e ao Pavilhão da Água.
O tempo ajudou, esteve um belo dia de sol e pudemos experimentar o nosso projeto de fotografia com registos de paisagens com os nosso bonecos Flat (Flat Stanley).

É sempre bom poder aprender divertindo-nos!