Pesquisa

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Do lixo se faz música

Tivemos na nossa turma uma atividade muito interessante! Ainda no âmbito do Projeto Mil Escolas, recebemos o formador e músico  Paulo Coelho que nos mostrou como se pode fazer instrumentos musicais e música com aquilo que habitualmente vai para o Ecoponto!
A mesa estava repleta de objetos simples e construções que fomos reconhecendo: um reco-reco feito de gilettes, um espanta-espíritos feito de chaves, "Kazoos" feitos de garrafas de água , maracas de ovos plásticos e paus de espetadas,...
Ao longo da tarde fomos ficando encantados com os sons e a música que saía de todos os lados!
Construimos dois instrumentos: o "shaker biberão" (frasco de iogurte, cuscus e meio balão) e o "tubalão" (um tubo de cartão e a outra metade do balão). Com estes instrumentos cantamos duas canções.
Cantamos ainda a Canção da chuva utilizando as "garrafas-chuva" (garrafas de plástico recortadas em tiras que fazem exatamente o barulho da chuva, ao serem agitadas.
No fim da atividade houve uma atividade em equipa: montamos uma orquestra dividida em 4 grupos representados por três sons diferentes conseguidos com percussão em iogurtes e outros quatro sons feitos pela nossa professora e pela de Inglês que batiam em quatro tubos grossos de cartão. Era uma tarefa de atenção e de concentração para não falhar ao acompanhar a canção que dizia:

"Do lixo se faz música, com alegria, com coisas simples como estas...".
Adoramos esta tarde e vamos guardar no pensamento as palavras que estiveram sempre escritas no quadro para nos lembrar como podemos meter mãos à obra e fazer coisas bonitas!

1 comentário:

  1. Não consegui estar presente com muita pena minha...
    Espero que se tenham divertido e aprendido bastante!
    Prof Rosário

    ResponderEliminar