Pesquisa

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Uma nova canção

Em Estudo do Meio falamos de Portugal Continental e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores. Vimos que o continente está dividido em 18 distritos. O Rodrigo e o Rafael conseguiram logo decorar e identificar no dia seguinte os 18 distritos!  Todos  sabem identificar bem os limítrofes do nosso, o do Porto.
A melhor maneira de sabermos todos os nomes era fazer uma canção e assim ela começou a nascer a semana passada. Procuramos rimas para cada distrito e começaram a nascer as quadras, brincando um bocadinho com as palavras. Como 18 não é múltiplo de 4 como vimos ao dizer a tabuada, arranjamos uma solução: acrescentamos os Açores e a Madeira e já tínhamos as nossas quadras!
 Depois foi só pegar nos cavaquinhos e inventar uma música. Hoje acabamos o texto e começamos as ilustrações para fazer uma apresentação Karaoke da música e todos poderem aprender connosco as divisões de Portugal.

Fica aqui o texto, quando a música estiver pronta virá também.


Conheço todo o país


Eu fui a Viana aos saltos com uma cana
Eu fui a Braga escorregando numa fraga
Eu fui a Vila Real nas asas de um pardal
Eu fui a Bragança a cavalo numa gansa.

Conheço todo o país, ando sempre a passear
Não uso carro ou comboio, dinheiro não vou gastar!

Eu fui ao Porto num triciclo todo torto
Eu fui a Aveiro no balde do jardineiro
Eu fui a Viseu a rebolar num pneu
Eu fui à Guarda no bolso de uma farda.

Eu fui Coimbra a fugir de uma zebra
Eu fui a Castelo Branco agarrado a um banco
Eu fui a Leiria a nadar como uma enguia
Eu fui a Santarém a pé e a dizer “Ámen.

Eu fui a Portalegre a dançar e muito alegre
Eu fui a Lisboa ao colo de uma pessoa
Eu fui a Évora na trotinete da Débora
Eu fui a Setúbal às cavalitas do Asdrúbal.

Eu fui a Beja a comer uma cereja
Eu fui a Faro de costas, o que é raro
Eu fui à Madeira a navegar numa peneira
Eu fui aos Açores numa cestinha de flores.

Sem comentários:

Enviar um comentário